Aprendendo inglês sozinho
00:03Ao contrário do que muita gente imagina, não é preciso sair do Brasil, muito menos estudar em uma escola de idiomas para aprender inglês. Não sou somente eu quem afirma isso, se você fizer uma pesquisa na internet, irá encontrar diversos relatos de pessoas compartilhando suas próprias experiências de como adquiriram fluência no idioma sem fazer cursos em escolas de inglês. Segue abaixo o relato da Júlia Jolie, uma dessas pessoas que aprendeu inglês sozinha antes de ir estudar nos EUA.
Assim como a Júlia, eu também aprendi inglês sozinho, e neste post vou compartilhar alguns hábitos que desenvolvi que foram peças chaves para o me aprendizado.
Antes de começar, gostaria de deixar claro que o fato de você morar em um país de língua inglesa não é garantia de que você se tornará fluente. Eu não sei o porque, mas existe essa crença das pessoas, geralmente por aquelas que nunca saíram do Brasil, de que se você for morar em outro país, tudo vai ser um mar de rosas, você vai fazer amizades com muitos nativos (o que infelizmente não acontece com todos) e vai falar inglês da noite para o dia. A verdade é que as coisas não são tão simples assim. Uma das principais barreiras que um brasileiro enfrenta em sua jornada para aprender inglês no exterior é justamente fazer amizade com nativos. Não é difícil conhecer brasileiros que moram ou moraram um tempo considerável no exterior e ainda não falam inglês. Eu por exemplo, quando morava nos EUA conheci um casal de brasileiros que viviam lá há 10 anos e não falavam inglês. Não estou afirmando que existem muitos casos como esse, mas posso afirmar que a comodidade de não se esforçar para aprender o idioma do país onde você mora, como foi o caso desse casal, pode atrasar em muito sua fluência. Dito isso, agora vamos para as dicas.
1) Use e abuse de Podcasts
Ao sair de casa para ir ao trabalho, escola, academia etc.. Troque suas músicas por podcasts. De acordo com o techmundo: "Podcast é uma forma de transmissão de arquivos multimídia na internet criados pelos próprios usuários. Nestes arquivos, as pessoas disponibilizam listas e seleções de músicas ou simplesmente falam e expõem suas opiniões sobre os mais diversos assuntos, como política ou o capítulo da novela. Pense no podcast como um blog, só que ao invés de escrever, as pessoas falam".
Podcast é uma, se não for a melhor opção para turbinar o seu listening. Existem podcast dos mais diversos assuntos disponíveis na internet. Se você baixar o iTunes em seu computador ou smartphone, é só pesquisar por "podcast" que irá aparecer uma "penca" de opções. Viagens, business, culinária, TI e inglês, é claro, são algumas dessas opções. Abaixo eu listo alguns podcasts que recomendo para quem está aprendendo inglês.
Nível básico
English As Second Language (ESL)
Para quem é leigo no inglês, este podcast é uma boa opção. O produtor fala de maneira bem pausada, justamente para ajudar os estudantes básicos da língua compreenderem o que ele está transmitindo. Os assuntos discutidos no podcast são os mais diversos (família, esportes, educação, entre outros...).
Nível intermediário e avançado
Real Life English
Para quem já tem um conhecimento mais avançado e quer dar umas risadas ao mesmo tempo que aprende inglês, este podcast precisa estar no seu playlist. O podcast é apresentado por um australiano e dois americanos que moraram no Brasil por cinco anos. Os caras são bem divertidos e ensinam inglês de forma bem descontraída.
All Ear English
Apresentado por duas professoras de inglês, este podcast abrange uma variedade de assuntos, desde expressões idiomáticas e phrasal verbs até dicas de como fazer amizade e conseguir um emprego em um país estrangeiro.
IELTS Energy English
Apresentado pelas mesmas produtoras do podcast acima, este podcast é destinado para aqueles que irão realizar a prova do IELTS. Neste podcast são passado dicas de como é, e como está organizado a prova do IELTS, assim como sugestões de como se preparar melhor para o teste.
English Fluency Now
Tornar fluentes quem acompanha este podcast é o objetivo principal desta apresentadora. Assuntos como política, ciência e história são alguns dos tópicos desse podcast. Quem produz o podcast é uma professora de inglês com vários anos de experiência na área de educação de idiomas. Os assuntos disponíveis são sempre bem completos, organizados e explicados. Recomendo para quem já tem um inglês mais afiado.
2) Tenha contato diário com o idioma
Faça uma rotina diária de estudar inglês em casa, de preferência sempre no mesmo horário, pois se um dia você estudar em um horário e outro dia você estudar em outro horário diferente, seu corpo pode não se acostumar e você pode acabar não estudando mais. Hoje com a internet cheia de informações, não é mais necessário comprar livros para estudar. Existem diversos websites com conteúdo super interessantes. Os dois que recomendo são:
BBC Learning English
Considerado um dos melhores sites de idiomas do mundo, o BBC disponibiliza lições em áudio e vídeo de gramática, vocabulário, expressões idiomáticas, pronúncia, escrita e muito mais. O site oferece de lições tanto para pessoas com conhecimento básico até o intermediário. Além de ter um conteúdo muito completo, uma das vantagens desse site é que o inglês ensinado lá é o britânico, o mais próximo do australiano.
Endvid
Esse é um dos meus sites favoritos para aprender inglês. Professores nativos de todas as partes do mundo (americanos, canadenses e britânicos), ensinando inglês de forma muito simples e eficiente apenas usando um quadro. As lições são disponibilizadas em vídeo e ao final de cada lição é disponibilizado um quiz para você memorizar o conteúdo aprendido.
3) Faça as coisas do seu dia a dia em inglês
Sabe aquelas coisas rotineiras que você faz no Brasil ou mesmo no exterior, como por exemplo, criar uma lista de supermercado? A partir de agora faça esse tipo de coisa em inglês. Aproveite e mude o idioma do seu facebook, google e mesmo seu smartphone para o inglês também, assim seu cérebro irá aos poucos se acostumando com a língua.
4) Assistir filmes e séries de tv em inglês
Essa dica é manjada, mas mesmo assim não deixa de ser uma dica muito importante. Assistir filmes ou séries de tv, além de te ensinar algo, também te faz relaxar um pouco. Assista em inglês, caso não seja possível, assista com legenda mesmo que no começo não seja agradável para você.
5) Anote o que aprendeu
Sempre anote o que aprendeu de novo. Não confie em sua memória, ela pode te enganar. Tenha em mãos um bloco de nota, ou mesmo um caderno para anotar. Caso isso não seja possível, lembre-se que existem diversos aplicativos de bloco de notas disponíveis para download gratuitamente na internet. Existem vários, abaixo eu selecionei dois, uma para iOs e outro para android.
iOs
Android
Recentemente, eu desenvolvi um aplicativo para me ajudar a memorizar vocabulários e expressões idiomáticas. Ele é bem simples e divertido de usar. Segue abaixo o link para download no google play.
Build Vocaby
6) Pratique o idioma o máximo possível
Essa talvez seja a parte em que as pessoas que estão aprendendo inglês podem ficar estagnadas. Achar um parceiro de conversa para praticar inglês pode não ser uma das tarefas mais fáceis, mas também não é tão difícil assim. Para quem está no Brasil algumas opções podem ser a de hospedar um intercambista em sua casa, participar de grupos para aprendizado de inglês do meetup de sua cidade ou encontrar um parceiro de conversa no site mylanguageexchange. Procurar cursos de inglês na igreja mórmom de sua cidade é outra excelente opção. Essa igreja possui várias capelas espalhadas por todo o Brasil e também conta um grande número de voluntários americanos.
Para quem está no exterior uma boa opção seria o ingresso em trabalho voluntário. Países como Austrália prezam muito o serviço voluntário e você como estudante também pode participar. Além de praticar o seu inglês e adquirir experiência de trabalho no exterior, você também faz o bem.
7) Revise antes de dormir o que aprendeu durante o dia
Já foi comprovado cientificamente que nosso cérebro memoriza aquilo que aprendemos no dia durante o sono. Fazer essa revisão vai fazer com que você aprenda mais rápido e consequentemente ter mais sucesso do idioma durante o seu aprendizado.
Bom, essas foram as minhas dicas e espero que elas sejam úteis para você que está aprendendo inglês.


2 comentários
ótimas dicas, vou aplicar em meu colegio zona norte SP parabéns a todos os envolvidos
ResponderExcluirolá let´s go rafa descobri esse curso de ingles e acho que poderia se útil para outras pessoas assim como foi pra mim.
ResponderExcluirlink… http://bit.ly/2N0RlfXinglescursopassoapasso